quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Korta: em greve de fome, com sede de justiça

Retornando de uma viagem a Venezuela, reforço minha solidariedade com a greve situação em que se encontram os indígenas naquele importante pedaço de mundo. Fome, miséria e vícios assombram os povos indígenas da Venezuela, especialmente por conta da invasão de suas terras por fazendeiros e garimpeiros, que contam com a falta de demarcação e proteção das terras indígenas por parte do Estado.

A discussão sobre o futuro dos povos e territórios indígenas foi renovada há duas semanas, quando o amigo e missionário basco José Korta, de 81 anos (que há 40 anos trabalhando com povos indígenas na Venezuela), se pôs em greve de fome por oito dias (18 a 25/10/2010), interrompida somente quando o Vice Presidente reconheceu a dificuldade que tem o Governo em trabalhar a questão e prometeu montar uma comissão para tratar emergencialmente das principais questões que são: a demarcação das terras indígenas e a libertação de Sabino Romero (liderança Yukpa).

Ainda que reconhecendo os avanços promovidos pelo atual governo de Chaves, especialmente no que diz respeito à nova constituição venezuelana (CRBV), criada em 1999, Korta cobra a aplicação das leis estabelecidas pela referida constituição que previa um prazo de dois anos (há muito extrapolando) para a demarcação completa dos territórios tradicionais indígenas.

A situação reanimou os movimentos indígenas autênticos, que se puseram ao lado de Korta, respaldando essa luta. Vários estudantes da Universidade Indígena da Venezuela (UIV) e outros movimentos sociais fazem parte dessa base. No momento, contra todas as adversidades logísticas, e sofrendo uma dura oposição da Ministra dos Povos Indígenas, Nícia Maldonado, o grupo se mantém em Caracas amadurecendo as discussões. Há a expectativa de que nos próximos dias haja um reforço de mais 60 estudantes da UIV que estão prontos para ir a Caracas expressar sua sede de justiça e esperança junto ao governo socialista comandado por Chaves.

Manaus, 03 de novembro de 2010.

Maiká Schwade
Mestrando (UFAM)
Colaborador (UIV)

*Foto: Maiká Schwade (UIV em preparação para manifestações em Caracas, 30 de outubro de 2010).

2 comentários:

  1. Pô, Chaves, Korta essa! Tá parecendo o Lula com a demora na demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol!

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim o Maiká se utilizou de sua prerrogativa de colaborador deste blog. Muito bom texto, acredito que tivemos uma boa divulgação da causa.
    Grande Abraço de Resistência!
    Trabalhando por um outro mundo possível.

    ResponderExcluir